Arte Barroca

Arte Barroca

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArte Barroca

A arte barroca é uma escola artística que predominou nos países católicos da Europa e da América entre o final do século XVI até meados do século XVIII, tendo se originado na Itália. Seu impacto foi tão grande que mesmo depois, de maneira modificada, atingiu civilizações protestantes e algumas regiões orientais. A arte barroca distinguia-se de outros movimentos por seu esplendor exuberante, onde a dramaticidade, o dinamismo, a exuberância realista e uma tendência ao decorativo reinavam, demostrando uma tensão entre a materialidade e a espiritualidade da época.

A arte barroca é muito mais do que apenas um movimento artístico, podendo ser confundida com um período histórico e sociocultural, por isso sua presença foi tão forte em todas as áreas da criação, incluindo a arquitetura. Aqui no Westwing você descobre os melhores produtos e ainda aprende mais sobre vários movimentos culturais, para saber o que de melhor combina com a sua personalidade. Confira!

Arte Barroca: Origens

A arte barroca nasceu de um grande respeito à tradição clássica greco-romana e de um desejo de superá-la com a criação de obras originais, mas também foi utilizada como uma manobra politica e religiosa.

Arte Barroca

Com as perdas econômicas ocorridas na Itália, devido ao deslocamento do comércio marítimo para o Atlântico, a recente autoafirmação da posição do homem na Terra e o surgimento da Reforma Protestante, a Igreja Católica, a partir do Concílio de Trento, assumiu o controle da arte produzida em sua área de influência, com o objetivo de reforçar a continuidade católica e criar uma arte mais compreensível pelo povo, entre outros.

Nascia, assim, o barroco que, rapidamente, se estendeu por grande parte da Europa e da América, graças aos jesuítas, abrangendo a escultura, a pintura, a literatura, o teatro, a música, a arquitetura, o urbanismo e a decoração.

Arte Barroca x Arte Clássica

Apesar dessa movimentação político-religiosa em seu nascimento, a arte barroca é vista como uma constante no âmbito artístico e arquitetônico, se tornando oficialmente a antítese do que é visto como clássico. A arte barroca enfatiza o drama, o contraste, o exagero, o dinamismo e a exuberância, enquanto o estilo clássico prima pela economia, lógica, equilíbrio e harmonia.

Arquitetura Barroca

A arte barroca pode ser muito bem observada na arquitetura, principalmente em igrejas católicas na Europa e na América, visto que, no período de maior força do movimento, a América estava no início de seu desenvolvimento sob o comando europeu.

A arquitetura barroca é caracterizada pela complexidade na construção, pela busca de efeitos impactantes e teatrais, a preferência por plantas axiais ou centralizadas, pelo contraste entre cheio e vazio, formas côncavas e convexas, pelo uso de efeitos de luz e sombra e pela total integração com a pintura, escultura e artes decorativas em geral.

Já na decoração, a arte barroca prima pelas formas curvas, abundância de objetos, ornamentação e uso de materiais preciosos. A talha em madeira é uma das maiores características deste tipo de decoração.

Arte Barroca Brasileira

A arte barroca brasileira teve em Aleijadinho seu maior artista e arquiteto. Aliás, a arte mineira é a que melhor representou a escola barroca no país, graças ao seu povoamento mais recente.

A arte barroca em Minas Gerais foi a mais conhecida e apreciada no país. A arte barroca mineira se refere à arquitetura desse período, mas teve expressões importantes também em esculturas e pinturas. A arquitetura da arte barroca caracteriza-se, principalmente, pela arquitetura religiosa nas igrejas. Algumas das principais igrejas de arte barroca no Brasil são a Igreja do Rosário dos Pretos, a Igreja São Francisco de Assis, ambas em Ouro Preto, e a Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro.

As pinturas e esculturas da arte barroca em Minas Gerais foram elaboradas a partir da devoção aos santos da Europa católica. Dessa forma, assim como na arte barroca na Europa, ao representar esse ícones na arte barroca, os santos eram representados com características de pessoas comuns. Nos templos franciscanos, por exemplo, as imagens da arte barroca absorveram aspectos físicos e também emocionais da vida de São Francisco de Assis, com cenas piedosas como em São Francisco da Penitência.

Inspire-se na arte barroca para decorar os ambientes da sua casa de maneira elegante e com um toque rústico!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar a sua casa em um ambiente mais charmoso com inspirações na arte barroca! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a criar a melhor decoração com arte barroca com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis e artigos de decoração com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a decoração com arte barroca que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa. Descubra um novo jeito de decorar qualquer ambiente para o dia a dia ou para datas e eventos especiais de uma maneira original com a arte barroca! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar todos os espaços da sua casa com milhares de produtos inovadores e exclusivos que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas