Arquitetura

Arquitetura

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArquitetura

A arquitetura é praticamente tão antiga quanto a origem do homem. Ela surgiu a partir da necessidade de criar e organizar os mais diversos ambientes onde o ser humano pudesse realizar suas atividades. Ou seja, a arquitetura não está ligada apenas à construção, mas também às finalidades e objetivos que devem ser contemplados quando se realiza um projeto. Por isso, diversos fatores podem influenciar, como o meio físico e social onde ele será aplicado, assim como os recursos e materiais disponíveis.

Por ser diferente a cada contexto histórico, social e físico é que a arquitetura se torna algo tão apaixonante e impressionante. Sendo assim, a variedade de suas formas e conceitos faz com que essa arte nunca se esgote. E para que você a conheça um pouco mais, o Westwing apresenta um material especial sobre arquitetura. Confira e inspire-se com toda a ousadia dessa arte!

Faça uma Viagem Arquitetônica

O que não falta são lugares incríveis no mundo para apreciar uma boa arquitetura. O Westwing sugere um pequeno roteiro para você se encantar:

  • Roma: aqui se concentram algumas das obras que mais influenciaram o mundo ocidental. O Coliseu, por exemplo, é um deles. Construído na Idade Média, ele é um anfiteatro com 48 metros de altura e que tinha capacidade para 50 mil pessoas. Ou seja, não há como um fã de arquitetura não ficar de boca aberta com sua imponência.
  • Dubai: saindo da arquitetura antiga e clássica para a moderna e futurista, Dubai é o roteiro perfeito para quem gosta de construções luxuosas e impactantes. Conhecer o Burj Khalifa é imperdível, já que é considerada a maior torre do mundo, com 828 metros de altura. Outro prédio extraordinário é o Burj Al-Arab, o único hotel sete estrelas do mundo, que possui 320 metros de altura e um formato de vela de barco.
  • Petrópolis: para quem quer conhecer mais a arquitetura nacional, Petrópolis, no Rio de Janeiro, é fundamental. Nessa cidade são encontradas construções da época do Império no Brasil, como o Palácio de Cristal. Construído em 1884, sua beleza está na estrutura transparente e sustentação de metal, ferro e arame.

Os Nomes da Arquitetura Mundial

Se há tantos projetos de tirar o nosso fôlego é porque existem e existiram arquitetos que dedicaram uma vida inteira a isso, consagrando seus nomes na arquitetura mundial.

Como não relacionar a arquitetura brasileira a Oscar Niemeyer? Ele foi um dos maiores representantes da arquitetura moderna de nosso país. A presença de estruturas formais claras, a utilização de formas elementares e de um número de elementos limitados são alguns dos motivos para sua obra ser admirada não só aqui, mas no mundo como um todo.

Frank Lloyd Wright é considerado por muitos o maior arquiteto norte-americano. Seus projetos possuem formas orgânicas que se misturam com o ambiente, parecendo que faziam parte dele.

E seria injusto não citar Antonio Gaudí, que revolucionou a arquitetura na região da Catalunha, na Espanha. Sob influência gótica e utilizando cerâmica, vitral, ferro forjado e marcenaria, ele compunha obras extremamente modernas.  A mais famosa é o templo católico Sagrada Família, localizado em Barcelona.

Design de Interiores e Arquitetura

O design de interiores e a arquitetura costumam andar lado a lado. Cada um possui sua especificidade, mas ambos procuram atender a uma necessidade e gerar soluções de maneira inovadora, criativa e também sempre pensando em sua relação com o meio ambiente.

Não é à toa, portanto, que diversos arquitetos se aventuraram pelo design e projetaram peças inspiradoras. É o caso, por exemplo, de Arne Jacobsen, um dos maiores nomes da arquitetura e design mundial. As cadeiras planejadas por ele são, até hoje, uma das maiores referências nesse ramo, vistas como grandes ícones do design moderno.

Para conhecer outros detalhes sobre arquitetura, continue navegando pelo site do Westwing e descubra muito mais!

Próximas campanhas