Arquitetura no Brasil

Arquitetura no Brasil

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArquitetura no Brasil

A arquitetura no Brasil tem como influência o estilo europeu, que chegou em terras tupiniquins com a colonização. No entanto, o marco da arquitetura brasileira só viria muito tempo depois, na época do modernismo, quando grandes nomes surgiram no mercado nacional e internacional com um estilo autêntico e cheio de personalidade: Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha e Roberto Burle Marx são algumas das personalidades que fizeram história na arquitetura brasileira.

Embarque com o Westwing numa viagem pela história da arquitetura no Brasil e descubra a beleza da trajetória de grandes arquitetos e as principais características da arquitetura brasileira que inspiram uma série de construções pelo mundo, misturando a beleza e particularidades de diversas culturas.  Conheça os principais nomes e os destaques da arquitetura no Brasil, que nos orgulham, enchem a cidade com belezas arquitetônicas e se surpreenda com tanta riqueza.

História da Arquitetura no Brasil

A primeira respiração da arquitetura no Brasil se deu na colonização do Brasil por Portugal. Naquele momento, as construções começavam a ter características originais com a mistura de formas europeias e indígenas. Por muito tempo, a arquitetura no Brasil não era prioridade, pois os portugueses tratavam tudo como provisório, na esperança de regressar à Portugal. No entanto, a arquitetura no Brasil possui destaque em diversos estilos.

A arquitetura no Brasil começou a se desenvolver no início do século XIX com o estilo barroco. Talhas douradas e esculturas talhadas, cheias de detalhes com ouro eram os principais detalhes da cultura barroca brasileira, que seguia a ideia de quebrar as linhas retas, sugerindo movimento aos objetos e construções.

No entanto, o modernismo foi o grande marco da arquitetura no Brasil. É nesta época que os trabalhos fazem uma grande fusão entre estrutura e decoração, uma visão futurista, com formas geométricas, são fortemente exploradas pelos arquitetos. Dentre as obras que mais se destacam nesta época está o Edifício Martinelli, construído em São Paulo entre 1922 e 1929, trazendo a tendência americana de construir arranha-céus. São formas geométricas, sem ornamentação e tendo em sua essência o concreto aparente, compondo a essência do modernismo brasileiro.

Grandes Nomes da Arquitetura no Brasil

Com tanta história para contar sobre a arquitetura no Brasil é claro que existem nomes importantes para que esta trajetória seja de sucesso.

  • Lúcio Costa: arquiteto e urbanista, considerado um dos melhores do Brasil. Foi ele quem criou o Plano Piloto de Brasília, um de seus principais feitos para o país. Além do Plano Piloto, o edifício-sede do Ministério da Saúde Pública também é um grande marco em sua carreira.
  • Oscar Niemeyer: é considerado o pai da arquitetura no Brasil, pois conseguiu ser reconhecido internacionalmente. Além de colaborar com a contrução de Brasília, Niemeyer também construiu o Palácio da Alvorada e os edifícios do Congresso Nacional.

Além deles, muitos outros arquitetos continuam fazendo história, porque a criatividade e inovação brasileiras cativam e surpreendem nacional e internacionalmente. Inspire-se na arquitetura brasileira e continue acompanhando o Westwing para ter uma casa por dentro das tendências!

Próximas campanhas