Arquitetura Modernista

Arquitetura Modernista

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArquitetura Modernista

A arquitetura modernista, movimento que se iniciou no final do século XIX, principalmente depois da Revolução Industrial, é um dos estilos que mais inspira as novas construções de edifícios e casas atuais. A linha simples e o uso de materiais diferentes como o concreto e o vidro, renovaram o visual das cidades que passaram a ganhar arranhas-céus que são verdadeiros enfeites para os olhos. E as formas simples mostraram que podem ser bonitas sem ostentação.

Saber mais sobre a arquitetura modernista e outros estilos de arquitetura é uma forma de se inspirar para cuidar da sua casa. Sabendo disso, o Westwing se preocupa em mostrar a você fatos importantes da área da arquitetura e decoração. No Westwing você vai encontrar não só os melhores móveis e acessórios, mas também muitos artigos sobre decoração, que vão inspirá-la na hora de decorar todos os ambientes da sua casa.

O que é a Arquitetura Modernista

A arquitetura modernista surgiu no fim do século XIX como o resultado de grandes inovações técnicas nascidas naquela época. A Revolução Industrial, por exemplo, trouxe o uso do ferro para a construção civil de uma forma nunca vista antes. Assim como o ferro, outros materiais como o concreto e o aço abrem muitas possibilidades inéditas para os arquitetos usarem em suas criações,iniciando um novo momento. E as construções da arquitetura modernista se tornaram diferentes de tudo o que já havia sido feito no mundo nessa área.

 A arquitetura modernista se caracteriza principalmente pelo uso de formas simples e geométricas, sem qualquer outro tipo de ornamentação, como ocorria antigamente. Os materiais são usados na sua essência, como é o caso do concreto que passa a aparecer sem reboco e sem pintura. Uma forma moderna de se construir a fachada de uma casa, por exemplo.

Obras da Arquitetura Modernista

Muitos arquitetos famosos fizeram parte da arquitetura modernista, como é o caso de Le Corbusier, Oscar Niemeyer e Ludwig Mies van der Rohe. E muitas obras espalhadas pelo mundo são grandes exemplos das construções criadas a partir dos conceitos da arquitetura modernista. Entre elas, a mais famosa é a Torre Eiffel, em Paris, na França, feita totalmente de ferro. Os arranhas-céus típicos de Chigaco também são um bom exemplo.

Outras obras famosas por conterem a ideologia da arquitetura modernista são a Capela de Ronchamp, na França, cujo autor é Le Corbusier, e a Casa da Cascata, em Bear Run, criada por Frank L. Wright. Quem a vê de perto se impressiona com a integração da casa com a natureza, com uma cascata que pode ser desfrutada dentro dela.

No Brasil, bons exemplos de obras da arquitetura modernista são assinadas por Oscar Niemeyer. Várias construções de Brasília, como o próprio Senado e outras obras, foram criadas por Niemeyer com o conceito da arquitetura modernista. Em São Paulo, um dos maiores exemplos da arquitetura modernista é o Memorial da América Latina, todo arquitetado com formas simples, retas e geométricas, que resultam em uma obra belíssima que já se tornou um simbolo da cidade.

Próximas campanhas