Arquitetura Contemporânea

Arquitetura Contemporânea

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArquitetura Contemporânea

A arquitetura contemporânea é considerada tudo que foi produzido após o período pós-moderno, nos anos 80 e inicio de 90 até hoje. A arquitetura desenvolvida no Brasil, neste período até os dias de hoje apresenta o reaparecimento de linguagens fortemente comprometidas com uma retomada do racionalismo, a base conceitual do movimento moderno, com tendências minimalistas. Por outro lado, verifica-se uma busca de ideias e soluções mais voltadas para a questão do conforto ambiental, aliadas aos processos de racionalização da construção.

A arquitetura atual não possui uma linguagem única. Cada corrente faz parte de um conjunto que faz uma reinterpretação da arquitetura do passado, seja através da releitura do significado que os elementos desempenhavam ou dos próprios estilos da arquitetura. A partir dessa observação, novos elementos são introduzidos, sem que sejam obrigatórios em todas as formas de expressão. Quer saber mais sobre a arquitetura contemporânea? Acompanhe o conteúdo Westwing!

Arquitetos da Arquitetura Contemporânea

São vários os arquitetos contemporâneos que se destacam no panorama nacional atualmente, dentre os quais vamos apresentar, a seguir, alguns que demonstram grande qualidade em seus projetos de arquitetura contemporânea, servindo de inspiração para muitos arquitetos.

Arquitetura Contemporânea: Marcio Kogan

Marcio Kogan nasceu em São Paulo e graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em 1976. A sensibilidade que tem ao projetar seus espaços é impressionante. Com um cuidado milimétrico em todos os aspectos dos espaços, Marcio Kogan tem em suas obras uma harmonia e equilíbrio perfeitos, no qual, em cada perspectiva, cada olhar, possa ser apreciado uma arquitetura contemporânea rica em detalhes. Cada detalhe parece ser minuciosamente trabalhado, tornando-se um trabalho impecável.

Aos 53 anos, Kogan é um dos mais destacados nomes da arquitetura contemporânea, fruto do seu estilo próprio e sofisticado de projetar. Seus desenhos priorizam linhas retas, decoração minimalista, tons neutros, funcionalidade e amplos espaços sem, contudo, perder o conforto e aconchego.

As obras projetadas por Marcio Kogan são de uma plasticidade que impressiona pela leveza, simetria, refinamento, praticidade e beleza, fazendo com que o arquiteto seja um dos nomes mais destacados dentro da arquitetura contemporânea e um dos profissionais desta área mais premiados do país.

Arquitetura_Contemporânea

Arquitetura Contemporânea: Arthur Casas

Arthur Casas, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie de São Paulo em 1983, é tanto um arquiteto de interiores como de construções. Ele elabora projetos tanto residenciais como comerciais através de formas que são bastante características de seu estilo

Sua arquitetura contemporânea possui uma característica principal de linhas retas, com forte influência modernista, mas seu resultado final acaba sendo contemporâneo, pela mistura de formas e suas proporções diferenciadas pelos materiais, bem como a mistura de madeira com concreto, mistura de vidro concreto e madeira e misturas de brises para conforto térmico. Outra característica em seus projetos é o pé direito elevado e o uso de volumes em balanço, o que proporciona leveza aos projetos.

A arquitetura contemporânea possui grandes projetos de grandes gênios da arquitetura. Temos grandes nomes em nosso país – e fora dele também – que fazem grandes trabalhos, levando, inclusive, seu conhecimento para as áreas da decoração de interiores com projetos bastante interessantes.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas