Arquitetos Brasileiros

Arquitetos Brasileiros

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArquitetos Brasileiros

Com boa parte de suas influências vindas da Europa, os arquitetos brasileiros foram surgindo aos poucos para ganharem tanto renome nacional quanto internacional. O marco na história da arquitetura brasileira foi no período do modernismo, com grandes nomes que permanecem até hoje símbolos nacionais de inovação, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Outros nomes que se destacam na história da arquitetura brasileira são Paulo Mendes da Rocha e Roberto Burle Marx.

Confira nesta página do WESTWING a história e obra de dois dos maiores arquitetos brasileiros, responsáveis pela criação da atual capital do país, Brasília, com o Plano Piloto, assim como pelos projetos de diversos prédios na cidade, assim como espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Inspirando novos arquitetos e admiradores dos trabalhos de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Deixe-se inspirar pelo passado e presente de se orgulhar na história da arquitetura no Brasil.

Lúcio Costa: Projeto de Brasília

Nascido em Toulon, na França, o arquiteto e urbanista, Lúcio Costa, se estabilizou no Brasil, após morar em países diferentes. Responsável por diversas criações de destaque no país, Lúcio Costa se juntou a um dos considerados melhores arquitetos brasileiros, Oscar Niemeyer. Mesmo não sendo amigos próximos, os trabalhos de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, companheiros por quase toda a carreira de Lúcio Costa, se sobressaem em território nacional e internacional. O Plano Piloto, projeto da construção da cidade de Brasília, criado por Lúcio Costa e aplicado por ambos os arquitetos brasileiros, se tornou parte da história da arquitetura no país, como um dos grandes feitos e trabalhos para se inspirar.

Entre os feitos de Lúcio Costa, se destaca o projeto do edifício-sede do Ministério da Saúde Pública, assim como a criação de peças de mobiliário. Com o título de um dos precursores do modernismo no Brasil, Lúcio Costa ganhou destaque entre os arquitetos brasileiros pelo Plano Piloto, projeto que foi inspirado por referências do designer Le Corbusier e criado em forma de avião, contendo asa sul, asa norte, cabine e corpo. Além do desenho do que seria a cidade de Brasília, Lúcio Costa entregou os projetos de todos os prédios do congresso, pensados um por um.

Arquitetos Brasileiros

Arquitetos Brasileiros: Oscar Niemeyer

Considerado o mais conhecido e renomado entre os arquitetos brasileiros, Oscar Niemeyer se tornou popular no país. Niemeyer assinou diversos monumentos espalhados pelo Brasil, entre eles, alguns dos edifícios cívicos de Brasília, em parceria com Lúcio Costa e também os sambódromos da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro e do Anhembi, em São Paulo. Não restrito a reconhecimento em solo nacional, o arquiteto também recebeu apresso no resto do mundo através de diversos prêmios, como o Prêmio Pritzker de Arquitetura no ano de 1988.
Com talento e estilo únicos, Oscar Niemeyer foi um dos arquitetos brasileiros capazes de ganhar mundo com projetos arquitetônicos de peso a nível internacional. Em 1947, antes mesmo de participar do projeto da construção de Brasília, que seria a nova capital do país, ao lado de Lúcio Costa, Niemeyer foi convidado para participar do Comitê Internacional de Arquitetos, responsável pelo desenvolvimento da sede da ONU, Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, EUA.

Ao todo, Oscar Niemeyer acumulou um número incrível de construções em todo o país, marco dificilmente atingido por outros arquitetos brasileiros. Só na construção de Brasília, entre os arquitetos brasileiros, Niemeyer foi responsável pela construção de vários prédios, entre eles, o Palácio da Alvorada, o edifícios do Congresso Nacional, os prédios dos ministérios, o Palácio do Planalto, a Catedral de Brasília e mais diversos prédios residenciais e comerciais da região.

Inspire-se no talento dos arquitetos brasileiros e continue navegando elo Westwing para conferir outras personalidades da arquitetura e do design.

Próximas campanhas