Argila Expandida

Argila Expandida

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArgila Expandida

Se existe um local em casa que pede capricho e atenção constantes para que esteja sempre belo e conservado, esse local é o jardim. Com poucos materiais, dedicação e técnicas simples a área verde de sua residência ganhará ainda mais vida. Só que nem sempre é fácil conhecer os itens que compõem um jardim bem cuidado e estruturado. Por exemplo, você sabe o que são aquelas bolinhas de argila para vasos, arranjos ou que ficam espalhadas pelo jardim?

Elas são chamadas de argila expandida, que tem como principal função a drenagem da água para evitar que plantas e flores apodreçam com o excesso de umidade. Características como leveza, durabilidade, isolamento térmico e acústico permitem que a argila expandida seja amplamente usada, inclusive em construções. O Westwing ensina a usar este material, com dicas essenciais de cultivo e aplicação correta no paisagismo de uma casa.

Como Aproveitar a Argila Expandida na Jardinagem

Água em excesso é uma das principais causas de destruição de certas espécies. É aí que a argila expandida tem papel fundamental, pois seu interior é formado por uma espuma cerâmica microporosa e o exterior por uma casca firme e resistente que absorvem parte da água excedente dos vasos, garantindo a quantidade ideal para a sobrevivência das plantas e flores, ao evitar que a terra e a plantação fiquem encharcadas.

Além de servirem para drenar jardins, vasos e jardineiras, a argila expandida para jardim também têm finalidade estética, decorando os espaços onde são aplicadas, controlando a expansão de ervas daninhas e sustentando qualquer tipo de planta para hidroponia, ou seja, no cultivo sem solo e com recurso nutritivo balanceado.

Especialmente para esta segunda função, a argila expandida para plantas apresenta vantagens específicas em relação a outros tipos de substrato, como custos reduzidos com a plantação, mais eficiência na produção, eliminação de agrotóxicos, menor consumo de água, melhor aproveitamento do espaço físico, que pode ser reduzido, e a possibilidade de realizar plantios em solos não produtivos.

Argila Expandida em Hortas

Hortas caseiras por si só já são fofas e delicadas! Quando cultivadas com argila expandida ficam ainda mais graciosas e robustas. Para isso, a dica é distribuir uma camada das pedras de argila no fundo do vaso ou jardineira (ambos devem ter um furo central para escoamento da água), cobrir com manta especial e areia (caso queira reforçar a drenagem), espalhar terra por cima, intercalar as mudas em forma de ziguezague e cobrir os espaços restantes com mais terra.

Outra importante característica que faz da argila expandida a queridinha entre os amantes da arte do cultivo é a propriedade sustentável, já que sua base de argila natural a torna um produto ecologicamente correto. Agora que você conhece os benefícios deste material para o paisagismo, distribua-o pelo seu jardim e torne o espaço ainda mais lindo e vistoso!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas