Aparador Rústico

Aparador Rústico

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAparador Rústico

Com um visual muito característico, o estilo rústico resgata a tradição do mobiliário de madeira maciça, do tipo que eram feitos para durar muitos anos e cujo desgaste natural agrega ainda mais beleza. São peças únicas, como um baú ou um aparador rústico, que conseguem transformar um cantinho esquecido de casa em um espaço renovado e cheio de charme. Combinado a um espelho barroco, por exemplo, o aparador rústico tem seu estilo ainda mais valorizado!

Atualmente, peças como o aparador rústico são fabricadas em madeira e recebem um acabamento propositalmente desgastado para recriar a atmosfera campestre. Engana-se, porém, que o estilo rústico convém apenas em casas de campo. O estilo rústico é versátil e harmoniza com outros estilos, desde o romântico até o boho e o provençal. Saiba mais sobre o estilo rústico e descubra como cuidar do seu móvel para que ele fique bonito por muito mais tempo!  

Aparador Rústico na Decoração

O estilo rústico é tradicionalmente associado às casas de campo e ao contato com a natueza. Porém, engana-se quem pensa que esse estilo deve ser direcionado apenas para esses cenários. Móveis como o aparador rústico, por exemplo, podem ser excelentes complementos funcionais e com grande potencial decorativo. Experimente combinar o aparador rústico com um baú de mesmo estilo e arrematar o hall com um espelho de moldura barroca. Pintura envelhecida e detalhes em metal são outras características que ressaltam o estilo rústico.

Uma dica importante para quem já tem um aparador e quer transformá-lo em um aparador rústico é substituir os puxadores, caso o mesmo possua gaveta, por exemplares em ferro com aspecto propositalmente desgastado. A pintura tambem deve conter tons próprios do estilo e variar entre terrosos, verdes e vermelhos. Para um efeito mais “desgastado”, vale investir na técnica de pátina ou em verniz fosco, ambas ideais para móveis de madeira de demolição.

O aparador rústico é o móvel perfeito para receber arranjos de flores e plantas. Dependendo de onde o aparador rústico for colocado, experimente colocá-las dentro de uma chaleira, latão de leite ou regador de ferro pintado. O efeito é transformador e vai deixar qualquer cantinho com um ar campestre irresistível!

Dicas para Cuidar de Móveis de Madeira

Quem procura renovar um cantinho da casa e aproveitar a funcionalidade de um aparador pode, portanto, investir no aparador rústico sem medo. Versátil e muito elegante, ele será o diferencial que seu espaço precisa para uma decoração completa e bem sucedida.

Móveis rústicos de madeira, embora muito bonitos, exigem certos cuidados específicos na hora da limpeza. Para isso, o primeiro passo é nunca utilizar produtos químicos como sabonáceos para limpá-los. Esse tipo de produto pode causar a remoção gradual do acabamento, normalmente colorido e com detalhes únicos que o aparador rústico possui.

Para higienizá-lo, utilize apenas um pano umidecido e lustra móveis a base de silicone incolores. Evite ceras coloridas que podem causar manchas e, se necessário hidrate a madeira com óleo protetor duas vezes por ano. Lembre-se de não deixar a madeira exposta à chuva e ao sol em excesso e, se morar em locais úmidos, escolha um aparador rústico com madeira pré-tratada para esse tipo de condição climática.

 

Próximas campanhas