Angelo Bucci

Angelo Bucci

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAngelo Bucci

O passado, sempre vívido em inspirações artísticas para gerações futuras, é um elemento constante na carreira de muitos artistas. Para o arquiteto Angelo Bucci, o fato não fugiria muito da expectativa comum, já que muito do que se produz vem de inspirações contrastantes ou condizentes com o que muitas escolas e pensadores já propuseram, em algum momento da milenar história da humanidade. Entretanto, este arquiteto trouxe bastante personalidade para embarcar o seu próprio estilo nas obras assinadas por ele.

Angelo Bucci é um bom exemplo da safra recente de arquitetos brasileiros que tem buscado renovar o repertório urbanista com projetos diferenciados. O resultado tem se espalhado não apenas em território nacional, mas em outros países, tendo a sua fama exportada para diversos lugares e com o mesmo entusiasmo que tem contagiado o Brasil. Confira neste especial do Westwing as inspirações da carreira de Angelo Bucci!

A Carreira de Angelo Bucci

De Orlândia, interior paulista, para a capital do estado, Angelo Bucci iniciou a sua carreira ao ingressar na FAU-USP, em 1983, e tendo seguido seus rumos como arquiteto associado da MMBB. Ele expandiu rapidamente suas inspirações artísticas, de forma que não tardou para que a notoriedade de cada uma dessas peças criativas o galgasse a um posto privilegiado entre seus colegas de profissão.

Nascido em 1963, Angelo Bucci é visto por muitos como referência para a sua geração, ainda com um frescor da juventude perceptível no fôlego para criar e inovar. Uma das maiores inspirações, no entanto, é bem fresca na tinta utilizada nas páginas da história. Angelo Bucci se aproveita para beber da mesma fonte que a arquitetura modernista de Oscar Niemeyer fazia uso.

Outras influências do artista englobam a arquitetura Brutalista Paulistana; uma mistura de elementos que, no trabalho de Angelo Bucci, se reflete em composições com painéis de vidro, linhas simples e muito uso de concreto armado.

Seus projetos já conquistaram fama internacional, com obras arquitetônicas já finalizadas em uma série de outros países, como a Suíça, por exemplo, e um amplo e significativo legado que vem se construindo aqui mesmo, no Brasil.

Angelo Bucci: Obras

Entre as obras mais notórias, podemos destacar algumas do arquiteto Angelo Bucci:

  • Edifício de apartamentos em Lugano, na Suíça;
  • Projetos residenciais diversos nas cidades de São Paulo, Ubatuba e em Santa Tereza, no Rio de Janeiro;

Os projetos residenciais, inclusive, têm se tornado uma das marcas registradas mais presentes de Angelo Bucci. Com um curioso rótulo que se espalhou carinhosamente pelos fãs do seu trabalho, Angelo Bucci tem se tornado famoso por fazer o concreto flutuar, por conta da delicadeza com que ele trabalha com os materiais e os posiciona em terrenos variados, como se os colocasse ali gentilmente e sem muito esforço.

Cada vez mais, Angelo Bucci tem se destacado no meio pela criatividade com que conduz os seus projetos mais recentes e, pelo que vem apresentado, muito concreto vai flutuar, ainda, alçando a carreira do arquiteto para voos ainda maiores.

Próximas campanhas