Alvaro Puntoni

Alvaro Puntoni

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAlvaro Puntoni

O que não falta no Brasil é uma história repleta de excelentes arquitetos e urbanistas. Por aqui passaram nomes como Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Roberto Burle Marx, João Bastita Artigas, entre tantos outros. Através deles e de seus colegas de profissão, podemos encontrar por todo o país obras memoráveis e que encantam a todos, oferecendo um grande passeio cultural pelo território nacional. Seguindo esta tradição, atualmente há diversos nomes relevantes que dão continuidade a nossa bela arquitetura.

Um deles é, sem dúvidas, o de Alvaro Puntoni. Graduado, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), hoje ele atua tanto como docente na área de projetos como quanto realizador de diversos destes. Pode-se dizer que seu ponto forte é a abertura para o debate arquitetônico e urbanístico, o que o torna multifacetário. Descubra mais sobre Alvaro Puntoni!

A Biografia de Alvaro Puntoni

Alvaro Luis Puntoni nasceu em 1965, na cidade de São Paulo (SP). Formou-se em Arquitetura em uma das melhores faculdades do país, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP). Foi nesta instituição que ele também realizou suas pós-graduações, se tornando mestre e, posteriormente, doutor com a tese “Estruturas Habitacionais Urbanas”. Atualmente, Alvaro Puntoni ainda se encontra na FAU, mas agora como professor de projetos.

Como se não bastasse, Alvaro Puntoni ainda leciona e faz parte do conselho pedagógico na Escola da Cidade, que é uma faculdade especializada em Arquitetura e Urbanismo, localizada no centro de São Paulo, no bairro de Vila Buarque, na qual também é sócio-fundador.

Além da vida acadêmica, Alvaro Puntoni se dedica ao escritório – também de arquitetura – chamado Grupo SP, onde são desenvolvidos diversos projetos para ONGs, instituições públicas e concursos na área. Sendo assim, foram criadas diversas ideias para âmbitos como o habitacional, o educacional e o cultural.

Alvaro Puntoni e suas Influências

Apontado como um dos maiores arquitetos da contemporaneidade no Brasil, Alvaro Puntoni não esconde quem são seus maiores influenciadores. Boa parte deles são grandes nomes da arquitetura moderna em nosso país, como João Batista Vilanova Artigas, Affonso Eduardo Reidy, Oscar Niemeyer e João Filgueiras, o Lelé. Tais personalidades instigaram Alvaro Puntoni a saber como eles faziam de suas realizações possíveis com poucos recursos. E foi assim que ele se aproximou dos conceitos de austeridade, precisão e critério.

Outro aspecto que influencia Alvaro Puntoni em seu trabalho, seja ele qual for, é o debate e a constante com diversos colegas de profissão. Além disso, para ele os diversos concursos públicos que participa, tanto sozinho quanto em parceria, ajudam a promover essa discussão sobre a arquitetura e a expor aquilo que acredita.

Os Projetos de Alvaro Puntoni

Pode-se dizer que Alvaro Puntoni é um arquiteto versátil. Basta o projeto interessá-lo para que ele o aceite, o que faz com que suas realizações sejam distribuídas em diversos âmbitos. Em 2005, por exemplo, ele fez um projeto junto com Angelo Bucci para a Escola Estadual Pedro de Moraes Victor, no bairro do Tremembé, zona norte de São Paulo.

A mais recente sede nacional do Sebrae, em Brasília (DF), é sempre apontada com um de seus maiores e relevantes projetos, assim como o Anexo do Museu do Ouro, na cidade de Sabará (MG). Ambos podem ser vistos através do site http://www.gruposp.arq.br/

O Westwing teve a honra de lhe apresentar um dos grandes nomes da arquitetura contemporânea no Brasil. Acesse outras páginas de nosso site e conheça outros grandes nomes.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas