Alvar Aalto

Alvar Aalto

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAlvar Aalto

Com o ideal de humanizar a arquitetura, o finlandês Alvar Aalto foi pioneiro no design modernista. Caracterizado pela utilização de formas irregulares, superfícies curvas, assimetria e emprego contrastado de materiais, Alvar Aalto foi e é, até hoje, considerado um dos maiores arquitetos do século XX. Quanto aos seus desenhos de mobiliário, Alvar Aalto sempre os criava em conjunto com projetos arquitetônicos, considerando um prazer desenhar móveis dessa maneira, e não apenas a partir de um esforço deliberado.

Alvar Aalto acumulou prêmios de arquitetura e design ao longo de sua carreira com seu estilo modernista. Confira nesta página do Westwing um pouco mais sobre a trajetória do arquiteto Alvar Aalto e saiba um pouco mais sobre a sua cadeira de destaque, a Poimio 41. Inspire-se também em nossas dicas para criar ambientes variados com a peça assinada pelo artista.

Trajetória de Alvar Aalto

Pioneiro da arquitetura moderna, o finlandês Alvar Aalto se formou em 1921 na Universidade de Tecnologia de Helsinki. Com projetos que receberam destaque em todo o mundo, na década de 1930 Alvar Aalto já era considerado um os maiores arquitetos da sua geração e um dos expoentes do modernismo. Alvar Aalto tinha o ideal de “tornar mais humana a arquitetura significa fazer uma arquitetura melhor e alcançar um funcionalismo muito mais amplo que o puramente técnico”.  Alvar Aalto, também foi um dos responsáveis por reconstruir o seu país após a Segunda Guerra Mundial, desenhando projetos urbanísticos para diversas cidades. No design de mobiliário, Alvar Aalto recebeu destaque com suas cadeiras criadas a partir da exploração das possibilidades de corte e tratamento industrial da madeira. Alvar Aalto também criou mobiliários feitos de tecidos e ferro curvado. Alvar Aalto recebeu muitos prêmios de design e arquitetura ao longo de sua carreira, mas os dois de maior apreço foram as medalhas de ouro recebidas da Royal Institute os British Archtects e da American Institute os Archtects.

Cadeira Paimio 41

Paimio é o nome de uma cidade na Finlândia, conhecida pelo seu sanatório de tuberculose, também arquitetado por Alvar Aalto. A cadeira Paimio de modelo 41 é a sua peça mais conhecida de mobiliário e foi criada a partir de experimentações com as técnicas industriais de corte e tratamento da madeira. Reconhecida por sua estrutura de madeira curvada, o design moderno de Alvar Aalto ganhou reconhecimento no mundo. Na década de 1950, a cadeira de Alvar Aalto ficou marcada por sua internacionalização, sendo encomendada em grande escala por vários países do mundo. Umas dessas encomendas foi para as residências para estudantes do Massachusetts Institute of Technology, MIT, em Cambridge nos Estados Unidos.

Como combinar a cadeira Paimio 41

Seguindo o conceito modernista de Alvar Aalto, a cadeira Paimio 41 pode ser combinada em estilo contemporâneo ou moderno, combinando com obras de arte de destaque. Suas linhas curvas se tornam atração em cômodos que predominam peças com linhas retas e simples. A versão da cadeira Paimio 41 toda em madeira, pode ser completada com almofadas florais para compor com a decoração de estilo tropical ou com almofadas de estampa tribal para compor com o estilo étnico.

Inspire-se em nossas dicas para criar dar um estilo moderno à decoração com móveis projetados por Alvar Aalto.

Próximas campanhas