Alumínio

Alumínio

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAlumínio

O alumínio é provavelmente o material mais presente na sua casa. Ele  é uma liga metálica que pode ser encontrada em móveis, eletrodomésticos, acessórios, utensílios de cozinha, entre diversos outros produtos com várias utilidades. Apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, o alumínio foi o último metal a ser explorado pela indústria, tendo começado a ser produzido comercialmente apenas há 150 anos. Mesmo com produção recente, hoje ela já supera a soma de todos os outros metais, se tornando um material de grande importância na sociedade de hoje.

A aparência do alumínio dá um toque de modernidade ao ambiente. É por essas e outras que o Westwing dá algumas dicas de como usar peças de alumínio na decoração para contribuir com um décor cheio de estilo para seu lar. Também falamos sobre os quatro tipos de acabamentos encontrados e como transformá-los em um acabamento polido e espelhado.

Tipos de acabamento

O alumínio é um material ótimo para ser usado em objetos e na decoração, pois permite muitas variações de textura, sendo quatro no total: o acabamento jateado, escovado, lixado ou polido. O processo de jateamento permite uma textura fosca e acetinada ao produto. Já o alumínio escovado também pode ter um remate fosco e, além disso, possui ranhuras em sua superfície, como riscos e sulcos, o que permite uma textura versátil, ótima para acabamentos de móveis. O resultado do lixamento se assemelha ao escovamento, produzindo estrias na superfície. Por último, o polimento dará um acabamento espelhado e liso ao alumínio, parecido com o cromo.

Móveis de alumínio

Sendo o material mais frequentemente usado na fabricação de utensílios domésticos como talheres, assadeiras, panelas, eletrodomésticos, armários, ganchos e travessas, o alumínio é muito versátil, leve, maleável e resistente. Mas o uso do alumínio não fica restrito à cozinha. Móveis feitos com esse material podem aparecer em qualquer canto da casa, como cadeiras, detalhes de sofás, camas, luminárias e também nos acabamentos de banheiro. Os materiais de alumínio pode ser usados em vários estilos de decoração, mas é o favorito de quem escolhe o estilo industrial, seja nos revestimentos, como de tubulações aparentes, como de cadeiras, mesas e até armários.

Como polir alumínio

Para quem quer dar um ar mais contemporâneo à casa, usar alumínio polido nos detalhes garante o aspecto moderno que deseja. Você pode conseguir esse tipo de acabamento espelhado com o utensílio que você quiser. O processo é um pouco demorado e trabalhoso, mas simples de se fazer. Antes de começar só tenha em mente que, quanto mais liso o objeto estiver, mais brilhante ele vai ficar.

Para começar, lave o item de alumínio com detergente líquido para remover os detritos e deixe-o secar. Se o produto tiver acabamento escovado ou lixado, use um limpador de forno para remover a chamada anodização, que basicamente é uma camada transparente que enfatiza as ranhuras desses dois tipos de acabamento. Depois disso, passe o limpador de forno sobre o produto e deixe-o agir por 10 minutos. Após esse processo, limpe a área com uma toalha em movimentos circulares então lave com água. Limpe o item com a ajuda de tíner e uma toalha e depois enxague-o.

Depois de seco, lixe toda a superfície do alumínio com uma lixa 320 molhada e depois repita o processo com uma lixa maior e ir aumentando até chegar ao tamanho de lixa 2000. Só não esqueça de limpar a área antes de trocar de lixa. Ao chegar a lixa 2000 o alumínio já estará bem liso, nesse momento é só polir o item com um disco de polimento e um composto de lustração marrom em movimentos circulares. Por fim, basta lustrar novamente com uma almofada limpa de polimento e um composto vermelho e limpar com uma flanela.

 

Próximas campanhas