Alpendre

Alpendre

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAlpendre

A primeira vista da casa, o espaço onde você pode relaxar um pouco enquanto aproveita o ar fresco do lado de fora e um cantinho especial na decoração de exteriores. O alpendre, a varanda de entrada do lar, é tudo isso e mais um pouco. Com ela é possível dar uma prévia das tendências, gostos e estilos preferidos para a composição de espaços.

Capachos, redes, móveis externos, plantas e flores. Estas são algumas das peças que podem preencher e muito o cenário do alpendre. Quer conferir mais detalhes, dicas e informações de como decorar o espaço e as principais diferenças entre o cômodo e outras áreas externas, como a varanda? Então navegue com a gente, aproveite o conteúdo preparado pelo Westwing especialmente para te inspirar, motivar e ajudar a criar a decoração do alpendre que você tanto sonhou!

Características do Alpendre

Enquanto o alpendre fica necessariamente no espaço da porta da frente da casa, a varanda e sacada estão geralmente construídas em outras áreas. Outra diferença entre o alpendre é em relação ao teto desta parte. Um lado é sustentado por vigas e o outro fica encostado na parede. Portanto, a área sempre será coberta, seja por telhas, concreto ou forro.

alpendre

O tamanho do alpendre pode ser diversificado. Pode ser tanto como um corredor, uma passagem para a entrada ou mais amplo, com espaço para móveis, balanço e rede de descanso.  Além disso, você pode até instalar uma piscina no seu alpendre: fica um charme, além de super refrescante no verão!

Decoração de Alpendre

Um capacho para a porta de entrada está entre as peças essenciais para a decoração do alpendre. Se o seu espaço for reduzido, invista em um pequeno jardim ou uma horta caseira para o ambiente. Uma boa sugestão é instalar prateleiras para disposição dos vasos com plantas e flores, ou colocá-las de maneira organizada no chão do espaço. Dessa forma, você cria um cantinho natural no seu alpendre, além de poder plantar flores e plantas para colher e enfeitar o restante do seu lar.

Com um pouco mais de espaço, pense em investir numa rede de descanso para o ambiente. Além de ser um cantinho perfeito para descansar é ideal para refletir sobre a vida e se refrescar com a brisa nos dias bem quentes. Com um alpendre maior, por sua vez, você pode apostar na aquisição de alguns móveis externos para a decoração do espaço, como chaises, espreguiçadeiras, pufes, entre outros móveis que agregam conforto e proporcionarão momentos de relaxamento e diversão.

Na lista de materiais mais indicados para essas áreas da casa estão: fibras plásticas, alumínio, ferro e madeira. Todos por serem bastante resistentes a ações climáticas e apresentarem, portanto, alta durabilidade, além de serem fáceis de limpar.

No caso da madeira é preciso conferir qual o tratamento mais indicado para a manutenção do material. Em geral, recomenda-se o uso de stain impregnante, produto específico para este tipo de acabamento. Você pode também colocar uma lona como cortina, para prevenir que seus móveis de madeira sofram com sol ou chuva.

Móveis para Alpendre

Indica-se que um sofá, poltrona ou outro tipo de estofado a ser colocado no alpendre tenha um tecido impermeável. Isso porque em possíveis contatos com a chuva, a água não se infiltre na parte almofadada e estrague o seu móvel.

Se pensar em colocar uma mesa para refeições e bate-papo, invista em um modelo redondo. Um móvel desse tipo é ideal para otimizar espaços e facilitar a circulação no ambiente. Se tiver um alpendre realmente amplo, opte por um conjunto de mesa retangular ou uma bancada, que ofereça uma boa quantidade de assentos para convidados, como banquetas, bancos, cadeiras, entre outros.

Banquetas são ótimos investimentos para a decoração do alpendre. Além de contribuir para melhorar a circulação da área e garantir lugares para convidados, ainda possibilitam o uso conjunto às pequenas mesas de apoio na hora de servir.

Além disso, você pode investir em um belo tapete com almofadas grandes para acomodar os amigos e família em momentos de descontração. É muito conforto!

Plantas para Alpendre

Como o alpendre é uma área coberta, aposte em tipos de plantas indicadas para ambientes sombreados. Bons exemplos a se investir são as bromélias de sombra e as palmeiras-ráfis. Para cuidar das suas plantas para alpendre é preciso tomar cuidado com relação à quantidade de água usada ao regá-las, pois seu excesso pode ser prejudicial.

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar o seu alpendre em um ambiente mais charmoso! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a criar a melhor decoração de alpendre com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até dicas de como decorar o seu alpendre, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a decoração de alpendre que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor do seu lar. Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de uma maneira original! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar o seu alpendre com milhares de produtos inovadores que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas