Alpendre Provençal

Alpendre Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAlpendre Provençal

O alpendre provençal demonstra já na entrada do lar toda a delicadeza, rusticidade e charme que compõem a decoração interior que está por vir. Dessa forma, móveis com acabamento pátina, adornos de temática campestre e demais enfeites simples são excelentes opções para compor o visual do ambiente. Flores, plantas e mobílias fabricadas em ferro são também ótimos investimentos para o espaço. Pertencente ao estilo de mesmo nome, o alpendre provençal faz parte de uma tendência decorativa criada na França, mais precisamente na Provença.

Na região, seus habitantes ainda preservam o jeito simples da vida campestre típica da localidade. Além de fugir do luxo, as composições inspiradas nessa temática abusam de tons clarinhos, presença da lavanda e itens rústicos, também ligados à rotina do campo. Para saber mais sobre a tendência e se inspirar com dicas, ideias e sugestões das maneiras de decorar usadas pelos alpendres provençais, confira este conteúdo do Westwing!

A Madeira e o Ferro

Investir em móveis de madeira, ferro ou juntar as duas matérias-primas na hora de mobiliar o alpendre provençal é uma excelente forma de dar origem ao visual temático do espaço. Peças fabricadas nestas matérias, especialmente quando contam com aparência propositalmente desgastada, no caso da madeira com pátina, reforçam o toque rústico que tanto pede o estilo provençal. Um estofado com estrutura de uma das opções, uma mesa de centro de ferro e cadeiras do mesmo material são investimentos certos para montar o alpendre provençal.

As Flores e Plantas

Em uma decoração que tanto evidencia as particularidades do campo, a presença de flores e plantas é bastante recomendada, dessa forma não seria diferente para a formação de um alpendre provençal. Dispor de vasos de piso, para mesa e até sobre prateleiras na parede desta área externa é uma ótima maneira de deixar a mostra flores e plantas escolhidas para o espaço.
A lavanda é uma espécie bem característica da temática provençal, por isso, utiliza-la no alpendre provençal é uma excelente dica. Outras flores do campo que podem preencher os espaços do ambiente com muito colorido, verde e toque natural são as espécies como girassóis, margaridas e tulipas.

Alpendre Provençal Clarinho

O uso da cor branca ou móvel de tons pastel é outra característica deste estilo e por isso, pode marcar presença também na composição do alpendre provençal. Misturar tonalidades claras como rosa e azul bebê, além de amarelo fraco e nude são boas alternativas para montar um alpendre provençal mais pálido. Para os que procuram algo não tão voltado para o branco, a alternativa é apostar no alpendre provençal rústico.

O Alpendre Provençal Rústico

Esta é uma ótima alternativa para quem procura recriar no décor o estilo provençal, mas sem toda a brancura típica da tendência. Em um alpendre provençal rústico, por exemplo, a tonalidade natural da madeira e de outras matérias-primas expostas no espaço como ferro ganha destaque. Nesse caso, a cor do ambiente fica a cargo das plantas e flores dispostas pela área externa.

A Iluminação do Alpendre Provençal

A iluminação do alpendre provençal é mais um recurso para reforçar a presença do estilo no espaço. Instalar lustres, pendentes e luminárias de teto pela área é uma boa dica, a escolha dos modelos, porém, precisa estar em harmonia com o visual da composição. Se o alpendre seguir o estilo mais romântico e delicado, exemplares brancos, com estrutura de flores e cúpulas claras são ótimos para o espaço. Na versão rústica, boas apostas são modelos que lembram candelabros e compostos por tonalidades mais escuras, como preto, cinza ou cobre.

Montar um alpendre provençal é uma excelente maneira de valorizar o estilo campestre, destacar itens naturais e bastante simples. Aposte nessa dica!

Próximas campanhas