Alpendre Cottage

Alpendre Cottage

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAlpendre Cottage

O estilo cottage, que significa “casa de campo” em francês, possui um apelo bastante feminino e delicado. Assemelha-se ao provençal, com detalhes rústicos, incorporando pedras, madeiras e porcelanas. Geralmente, casas de campo e de veraneio possuem um visual muito charmoso e romântico e, por isso, o alpendre cottage é uma excelente opção para decorar o ambiente externo de qualquer residência.

Muito utilizado na decoração de chalés europeus, o estilo cottage é uma forma delicada de decorar ambientes e, por isso, o alpendre cottage exalta a presença da natureza, incorporando cores suaves, cortinas e detalhes de crochê a móveis de madeira branca. Bastante elaborado, o estilo cottage tem como ponto forte o lado ornamental e detalhado e, para isso, requer peças de porcelana, cristal e tecidos com estampas delicadas. Para te ajudar nessa composição, selecionamos as melhores peças para montar um alpendre cottage. Confira!

Decorando o alpendre cottage

O estilo cottage privilegia refúgios acolhedores, a sensação de aconchego e abordagens da natureza. Por isso, aposte nas composições que unam referências rústicas com delicadeza e feminilidade. Preste muita atenção aos detalhes, tais como estampas florais. Elas podem forrar as cadeiras ou poltronas que acomodarão seus convidados no alpendre cottage. Vasos de flores bem coloridas e delicadas também dão um toque especial ao ambiente.

As cores do estilo cottage

Para decorar o alpendre cottage, invista nos tons de vermelho, verde, azul e amarelo (todos pálidos). Bege e branco são essenciais também. As mesclas com estampas também são muito charmosas. Floral, listrado e quadriculado combinam muito bem com o estilo cottage, no qual são empregados amplamente materiais como pedra, madeira, itens bordados e objetos antigos. Que tal, por exemplo, colocar um belo relógio antigo em uma mesinha no alpendre? E uma foto antiga? Fica um charme!

O ambiente do alpendre cottage

Como o alpendre cottage deve passar uma sensação de tranquilidade e um certo ar bucólico, é recomendável que todos os móveis sejam pintados em tons claros e suaves. A mistura com o estilo rústico também pode ser muito positiva. Por isso, você pode utilizar móveis ou objetos de vime ou madeira maciça envelhecida. A tapeçaria é que dá o toque final e deve exaltar a delicadeza desse ambiente.

O alpendre cottage e a semelhança com os chalés

Sabe quando você entra em um lugar e sente o frescor? Pois o alpendre cottage tem exatamente o objetivo de passar essa sensação! E você pode deixar seu alpendre cottage com jeitinho de chalé, sabia? Primeiramente, o tom delicado será dado pelos elementos florais, as cores suaves e os móveis. Depois, a sensação de chalé virá dos detalhes, tais como vasos de flores, móveis, tecidos empregados nos móveis e na iluminação, principalmente. É fundamental que esse ambiente receba bastante luz e seja muito arejado, pois essa ventilação ajudará a torná-lo mais gostoso e convidativo.

Deixe seu móvel com a cara do alpendre cottage

Tem um móvel lindo e quer transformá-lo para colocar no alpendre cottage? É pra já! Basta seguir nossas dicas sobre como reformar uma peça, que pode ser uma mesa, cadeiras, poltronas, aparador ou sofá. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Lixe a superfície do móvel. Aqui, você deve remover qualquer resíduo de verniz ou laca protetora, que facilitará no processo de adesão da camada de primer;
  2. Na sequência, remova qualquer resíduo após ter lixado o móvel. Para fazer isso, limpe a peça com uma flanela;
  3. Depois de limpa, a peça está pronta para receber uma camada de primer, que tem como objetivo dar ao móvel um visual uniforme. Se o objetivo for deixar a peça com um visual mais “desgastado”, deixe a parte do primer de lado;
  4. Depois de o primer ter secado, lixe a superfície e limpe-a novamente;
  5. Comece a pintar o móvel com tinta branca e acrílica. Use um rolo primeiramente para, depois, pintar com um pincel. Se você sentir necessidade, aplique outra demão de tinta;
  6. Depois que a tinta secar, aplique uma camada de selante para proteger a pintura e pronto! Seu novo móvel para decorar o alpendre cottage está pronto! Agora é só compor o ambiente com elementos delicados e tons suaves, investindo no floral. Vai ficar um charme!

Próximas campanhas