Alpendre Colonial

Alpendre Colonial

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAlpendre Colonial

Se unirmos o clima gostoso de uma das melhores extensões da casa, perfeita para a reunião dos amigos e familiares, com um estilo que permite ousar nos detalhes e que ainda conta com o design elegante das antigas colônias britânicas, o resultado não poderia ser diferente: um alpendre colonial charmoso, sofisticado e convidativo. A atmosfera remota é outro ponto a favor, característica que pode transformar o alpendre colonial em uma legítima varanda de fazenda do século XIX.

Não bastassem essas qualidades, o alpendre colonial tem como vantagem as facilidades na hora de elaborar a sua própria composição, com o uso versátil de mobílias, adornos, cores e revestimentos, criando estilos que vão além do colonial. Conhecedor de técnicas modernas e tendências de decoração com bom gosto, o Westwing preparou um artigo cheio de inspirações e dicas certeiras para que você crie o alpendre colonial que melhor combine com seus gostos. Confira!

Os Móveis no Alpendre Colonial

O estilo colonial é marcado por linhas sinuosas e curvilíneas e pelo aspecto suntuoso, típicos de sacadas vitorianas inglesas, que anos depois também vieram para o Brasil estampar as áreas externas dos grandes casarões do século XIX. Por isso, talvez esses sejam os pontos principais que fazem do mobiliário o protagonista em um alpendre colonial.

Assim, os móveis ideais a um alpendre colonial são os que contam com um traço bastante marcado por formas desenhadas por arabescos e linhas geométricas, além de fabricados em madeira maciça escura e tecidos florais ou que também tenham arabescos como estampa. Cadeiras, poltronas, sofás e aparadores estão entre as mobílias de um alpendre colonial.

Detalhes Fazem a Diferença em um Alpendre Colonial

Eles também são considerados os grandes responsáveis pelo aspecto antigo dado a um alpendre colonial. Para as cores, o branco e azul são as que melhor representam o estilo, pontuadas por tons de bege, marrom, creme e amarelo claro. Elas podem fazer parte tanto dos revestimentos de paredes e chão – que incluem tinta, papéis de parede com estampa colonial e piso frio –, quanto das esquadrias.

Para os adereços do alpendre colonial, opte por objetos decorativos fabricados com materiais exóticos ou invista naquelas peças de decoração antigas, deixadas pela família ou trazidas de alguma viagem, principalmente se tiverem ligação com a Índia ou África.

Criando um Alpendre Colonial

Quanto à decoração de um alpendre colonial, o importante é focar em um décor que remeta a casas de interior, que costumam ter uma ampla varanda. Feita essa avaliação, o próximo passo é definir qual vertente decorativa você quer dar ao seu alpendre colonial; mesmo tendo este estilo, nada impede que ele tenha toques que acompanhem o padrão dos demais cômodos.

O traço boho, por exemplo, pode ser dado ao alpendre colonial com o uso de peças coloridas, de forma discreta, como uma almofada vintage com tecido laranja, marrom e vermelho. Já para um alpendre colonial tradicional e aconchegante, a indicação é por uma porta balcão de madeira imbuia, uma mesa de centro vitoriana e poltronas com estampa de arabescos. Faça o teste!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas