Alfio Lisi

Alfio Lisi

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAlfio Lisi

Arquiteto e urbanista formado pela UNESP, Alfio Lisi se apaixonou pela marcenaria e aproveitou essa inspiração para se dedicar a criação de móveis em madeira. Dono de um escritório de paisagismo, arquitetura e design, Alfio Lisi também criou sua própria marcenaria, na qual poderia focar na criação e produção de designs para mobiliário. Foi desse ato que surgiu a sua linha de maior destaque, a Abaporu, criada em jatobá maciço a partir de experimentações de formato com a madeira.

Nesta página do Westwing você confere um pouco mais sobre a trajetória do arquiteto e designer Alfio Lisi. Saiba todo o conceito por trás da sua linha de maior sucesso, a Abaporu, com referência internacional e inspiração nacional. Inspire-se também com nossas dicas para decorar a sua casa com móveis assinados pelo designer Alfio Lisi.

Trajetória de Alfio Lisi

Alfio Lisi se formou arquiteto e urbanista em 1995, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Bauru. Impulsionado pela sua paixão por marcenaria, Alfio Lisi se tornou um grande designer de mobiliário. Após se formar, Alfio Lisi abriu um escritório onde passou a desenvolver projetos paisagísticos, arquitetônicos e de design. Posteriormente, em 2002, Alfio Lisi abriu também sua própria marcenaria, dedicando-se a projetar designs de mobiliário. Alfio Lisi ganhou destaque no universo da mobília ao criar a linha Abaporu, inspirada no conceito do canibal, na qual “come” a referência da cultura externa, internacional e a transforma em uma coisa nova, original e com inspiração interna e nacional.

Linha Abaporu

De origem tupi-guarani, Abaporu significa o homem que come. Com essa ideia, Alfio Lisi, levou seu mobiliário ao status de obra de arte, com peças de referência internacional, mas adaptadas ao estilo irreverente brasileiro – ideal do Abaporu de pegar uma coisa e transformar em outra. A linha Abaporu foi criada para ilustrar essa brasilidade. Como marca, a coleção toda apresenta hastes em Jatobá maciço. A linha Abaporu de Alfio Lisi é composta por uma mesa de jantar, mesa lateral, pendurador e um banquinho. A família Abaporu foi inteira criada a partir de um mesmo detalhe: um triângulo central onde crescem suavemente hastes em direção às suas extremidades roliças. Seguindo sua paixão pela marcenaria, Alfio Lisi fez experimentações com o jatobá, a fim de criar uma forma bela à coleção. Segundo o designer, Alfio Lisi, “a madeira é um material bastante democrático. Com grande tecnologia ou um simples canivete é possível fazer algo com uma peça nobre ou mesmo sobras de madeira”.

Como combinar suas peças

Com muita brasilidade, as peças de Alfio Lisi não poderiam deixar de se encaixar na decoração de estilo tropical. Combine as peças de madeira como, por exemplo, a mesa Belenzinho ou o banco Jangada, com estampas coloridas para dar destaque ao cômodo. No caso da criação de Alfio Lisi, a poltrona Bonfim, feita em madeira clara e com fitas do Senhor do Bonfim coloridas completando o seu assento, esta peça leve e descontraída dará um destaque natural ao estilo eclético. Se você gosta do estilo clássico, uma dica é combinar as peças de madeira escura de jatobá com o resto da decoração para criar um ambiente único.

Próximas campanhas