Aleijadinho

Aleijadinho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAleijadinho

Você conhece o trabalho do artista Aleijadinho e sua contribuição tanto para a arte como para a arquitetura brasileira? Se você gosta de visitar cidades como Ouro Preto e outras do interior de Minas Gerais, deve conhecer um pouco de sua história. A influência de Aleijadinho para a consagrada arquitetura do Brasil Colonial é muito grande.

O Westwing traz as diferentes fases artísticas brasileiras e suas influências na arte dos dias atuais. Aqui você conhece um pouco mais sobre a vida e obra de Aleijadinho, assim como os seus principais projetos e especialidades. Confira!

Vida de Aleijadinho

Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em meados de 1738. Porém essa data nunca foi confirmada, já que não existem registros e documentos comprobatórios. Nascido na cidade de Ouro Preto, na época batizada de Vila Rica, rica em mineração naqueles tempos, tinha como principal fonte de economia a extração de ouro.

Por ser filho de português com uma escrava, Aleijadinho sofreu preconceitos raciais e não pôde se aprofundar nos estudos, aprendendo toda a profissão de arquiteto, projetista e escultor com a ajuda de seu pai e por meio de seu próprio esforço e talento autodidata.

O apelido Aleijadinho surgiu por causa de uma doença que causou deformidades em seu corpo, mas que nunca foi diagnosticada ao certo. Aos 40 anos de idade, Aleijadinho perdeu o movimento das mãos e do pés, mas continuou trabalhando.

Obras de Aleijadinho

Considerado o maior artista plástico do barroco mineiro, foi comparado a artistas italianos e possui um trabalho consagrado mundialmente. De escultor e entalhador a arquiteto, deixou uma forte marca principalmente na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, mas também realizou projetos arquitetônicos, relevos e estatuarias para Sabará, São João Del Rei e Congonhas.

Com uma grande mistura de vertentes do barroco, as obras apresentam características do rococó, estilo clássico e gótico. Seu principal material de trabalho era a pedra-sabão.

As obras possuem dois momentos muito diferentes: antes da doença, as esculturas apresentavam feições mais alegres. Após a doença, ele perdeu as suas principais características, que eram a simpatia, carisma e a voz forte. A mudança de personalidade se refletiu no trabalho e, após os 40 anos, começou a criar obras mais sombrias.

Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto

A igreja caracteriza-se por um dos mais notáveis trabalhos da carreira de Aleijadinho e é conhecida e aclamada internacionalmente por apreciadores barrocos. Ele foi responsável por todo o projeto arquitetônico da construção.

Museu do Mestre Aleijadinho

Aos que buscam se aprofundar no trabalho de Aleijadinho, há um museu em Ouro Preto que reúne objetos artísticos e documentos históricos sobre o artista. Vale a pena conferir!

Continue no Westwing e conheça um pouco mais sobre os grandes artistas brasileiros, além de conferir dicas para decorar o seu lar!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas