Aerador de Vinho

Aerador de Vinho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAerador de Vinho

Você sabe para que serve um aerador de vinho? Os acessórios utilizados para a degustação do vinho têm o potencial de influenciar seu sabor, aroma e características. Eles auxiliam na manutenção do equilíbrio do vinho, bem como permitem sua verdadeira apreciação. Nada como apreciar o verdadeiro sabor de um bom vinho!

Aeradores de vinho são acessórios projetados para facilitar e acelerar a oxigenação da bebida, ajudando a revelar e destacar os sabores e aromas presentes em sua composição. O vinho é derramado através do acessório para que tenha suas características reveladas. Utiliza-se o aerador de vinho no momento de servir a bebida, quando ele pode ser acoplado à garrafa ou montado com ajuda de suporte de madeira similar a um filtro, dependendo do modelo de produto em questão. Confira o conteúdo preparado pelo Westwing e entenda mais sobre o uso do aerador de vinho e suas indicações.

Aerador de Vinho: Para Que Serve

O aerador de vinho é um acessório fundamental para a apreciação das características de certos tipos de vinhos. É normal que as garrafas de vinhos tintos jovens concentrem um odor característico e índices elevados de dióxido de carbono ao serem abertas. Esses fatores tendem a ocultar ou alterar o verdadeiro aroma do vinho.

O aerador de vinho ajuda a reduzir a presença de dióxido de carbono, bem como destacar o verdadeiro aroma da bebida, permitindo uma melhor degustação. Portanto, utilizar o aerador de vinho também pode ser uma boa alternativa para incrementar o sabor de alguns vinhos de mesa ou de qualidade inferior.

Aerador de Vinho

Como Usar Aerador de Vinho

O uso do aerador de vinho também traz benefícios à degustação de vinhos plenos ou mais maduros. Os sedimentos normalmente encontrados nas garrafas dos vinhos mais amadurecidos podem influenciar no sabor da bebida, tornando-a mais amarga. Nesse caso, o aerador de vinho além de propiciar a oxigenação, também facilita a separação de sedimentos. Por essa razão, os termos decantar e aerar são às vezes confundidos como sendo um único processo.

Especialistas recomendam evitar a aeração dos vinhos muito antigos ou acima de vinte anos, já que o aroma volátil e delicado da bebida pode ser perdido durante o procedimento.

Embora não seja tão comum, o uso do aerador para vinhos brancos está se tornando cada vez mais popular, principalmente para a apreciação de vinhos brancos encorpados, complexos e de alta qualidade. Nesse caso, o aerador de vinho pode auxiliar na suavização e harmonização entre os sabores, propiciando uma degustação plena em uma taça para vinho adequada.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas