Adega de Vinhos

Adega de Vinhos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAdega de Vinhos

Colocada um cômodo específico, deixada em uma parede exclusiva no décor ou até mesmo no espaço embaixo da escada. A adega de vinhos é uma despensa especialmente montada para amantes da bebida. Seja com sistema de climatização cuidadosamente elaborado para o local ou na versão de temperatura ambiente, a adega de vinhos é perfeita para complementar qualquer composição com sofisticação, elegância e um toque de personalidade.

Procura por ideias, dicas e sugestões de como dispor uma no seu espaço? Então aproveite o conteúdo Westwing desta página! Aqui você saberá mais sobre os critérios necessários para o uso da adega de vinhos, as temperaturas ideais para cada tipo de bebida e porque as garrafas são sempre colocadas na horizontal. Navegue com a gente, confira tudo o que preparamos para você e inspire-se com as informações que apresentamos. Aproveite!

As temperaturas ideais para uso da adega de vinhos

Cada tipo bebida tem uma temperatura indicada para armazenamento; os vinhos tintos, por exemplo, devem ficar em espaços com clima entre 15 e 18ºC. Vinhos brancos, por sua vez, precisam de uma temperatura entre 10 e 12ºC para manter a boa qualidade, já os espumantes necessitam temperatura ambiente na casa dos oito graus.

Outro ponto a prestar atenção na hora de escolher a sua adega de vinhos é com relação à iluminação proporcionada para a parte interna do aparelho, pois o correto é não ter muita luminosidade. A exposição constante a todo tipo de luz direta pode alterar o sabor, propriedades e qualidade da bebida. Por isso, a porta da adega de vinhos precisa ser na tonalidade escura para bloquear a passagem de luz para o interior do equipamento.

A escolha da adega de vinhos climatizada certa dependerá do seu espaço disponível, gosto e preferência. Há modelos oferecidos com design que lembra um armário ou geladeira. Além disso, tem a possibilidade de encomendar a fabricação de um modelo feito sob medida para o seu espaço.

As garrafas na adega de vinhos

Sabia que há uma maneira correta indicada para a posição das garrafas na adega de vinhos? A posição horizontal, ou melhor, colocadas deitadas é a certa para a armazenagem das garrafas. Isso porque nesse posicionamento as rolhas das bebidas estarão em contato constante com os líquidos das garrafas e, assim sendo, evitarão a passagem de oxigênio do ambiente para o interior dos frascos. O oxigênio oxida bebidas como o vinho, estragando cor, aroma e paladar destes líquidos, algo que pode facilmente acontecer quando as garrafas são guardadas na posição vertical.

Inspirações para adega de vinhos

Quem não conta com um cômodo, ambiente ou espaço único direcionado a instalação de uma adega de vinhos precisa encontrar local, área e lugar na composição da casa ou apartamento em que vive. A parede da sala de jantar, um compartimento desocupado embaixo da escada e até um cantinho na cozinha são ótimas alternativas para dispor a própria adega de vinhos.

Além de investir em um modelo de adega de vinhos climatizado, também pode-se optar por carrinhos gourmet para abrigar garrafas de bebidas. Há modelos oferecidos no mercado com compartimentos específicos abaixo da mesa destes móveis especialmente desenvolvidos para o armazenamento de vinhos.

Canos de PVC também estão na lista de artigos que podem ser usados na montagem de uma adega de vinhos. Para isso, encontre um cano com diâmetro maior que os das garrafas das suas bebidas. Corte-o em vários pedaços, com comprimentos ideais para acomodar uma garrafa inteira dentro e escolha a parede em que irá colocá-los.

 

Próximas campanhas