Acompanhamento para Vinho

Acompanhamento para Vinho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAcompanhamento para Vinho

Em busca de ideias de acompanhamento para vinho? Servir um vinho é uma maneira clássica de saudar com os amigos, celebrar uma ocasião ou simplesmente saborear um almoço ou jantar especial. Há certos alimentos que incrementam o sabor dos vinhos brancos ou tintos e ajudam a tornar a degustação da bebida uma experiência ainda mais saborosa.

Combinar vinho e comida não é uma ciência exata, ao contrário do que se costuma imaginar. A maioria das pessoas têm suas preferências pessoais quando o assunto é a escolha dos alimentos para acompanhar a bebida. No entanto, algumas combinações resultam em um verdadeiro deleite para o paladar. Confira as dicas do Westwing e, ainda, aprenda uma receita de fondue de queijo simples, excelente para servir como acompanhamento para vinho!

Acompanhamento para Vinho Tinto

As massas são sempre bons acompanhamentos para vinhos. Invista em receitas para acompanhar vinho tinto suave como uma massa leve. Massas mais elaboradas ficam ainda mais apetitosas quando servidas com bons vinhos tintos secos. Macarrão e pizza de massa fina são ótimas dicas de acompanhamento para vinho!

Bons tipos de acompanhamento para vinho tinto suave são aperitivos que incluem queijos maduros, carnes defumadas, pães e torradas acompanhados de patês.

Para os vinhos tintos, nada como as carnes vermelhas. As carnes mais simples ou a base de molho suave são boas opções de acompanhamento para vinho tinto doce. No caso dos vinhos tintos secos, a carne de cordeiro e as carnes vermelhas a base molhos mais concentrados ou picantes podem ser servidas para acompanhar.

Acompanhamento para Vinho Branco

Os vinhos brancos são ideais para servir nos dias mais quentes. As variedades mais suaves podem ser servidas com peixes e carnes brancas e molhos simples como acompanhamento para vinho.

acompanhamento para vinho

Uma receita de frutos do mar mais encorpada é um bom acompanhamento para vinho branco seco. Outras opções de acompanhamento para vinho branco incluem vegetais e queijos cremosos e suaves.

Pimentões refogados ao azeite de oliva, batata sauté, brócolis ao vapor e cogumelos grelhados são exemplos de acompanhamentos para vinho branco que além de saborosos são muito simples de preparar.

Receita de Fondue de Queijo

Um fondue de queijo rápido é uma deliciosa opção como acompanhamento para vinho. Surpreenda seus convidados servindo essa iguaria de origem francesa que costuma agradar a todos os tipos de paladar e é muito simples de fazer, além de ser um ótimo acompanhamento para vinho.

acompanhamento para vinho

Ingredientes

  • 400 g queijo emmenthal
  • 500 g queijo gruyére
  • 200 ml de vinho branco
  • ½ copo rum (vodca também pode ser utilizada em substituição)
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 2 dentes de alho
  • Noz-moscada

Passo a passo

  1. Despeje o vinho e os dentes de alho esmagados em uma panela para fondue e leve ao fogo médio cerca de 10 minutos. Caso não possua o acessório, uma panela de cerâmica é um boa alternativa.
  2. Dissolva o amido de milho com um pouco de vinho frio em um copo separado e adicione à panela. Mexa por cerca de 2 minutos. Em seguida, adicione o queijo mexendo sempre para que a massa adquira consistência homogênea.
  3. Quando o queijo estiver completamente derretido, adicione o licor e a noz-moscada e cozinhe para mais 5 minutos.
  4. Traga a panela para a mesa e sirva o fondue acompanhado de vinho tinto suave.

Você pode variar os acompanhamentos de fondue de acordo com a ocasião. Cubos de pão ou torradas, carnes defumadas e frutas são boas alternativas para um petisco ou lanche. Aprenda no vídeo abaixo como fazer um petisco simples com mozarela de búfala, azeitona, tomate e manjericão:

Para pratos mais elaborados, sirva um fondue acompanhado de salada e uma variedade de vegetais refogados da sua preferência. Assista ao vídeo a seguir e aprenda como fazer uma salada com queijo feta, melancia, tomate cereja e hortelã para aprimorar a sua refeição:

Continue no Westwing e descubra mais dicas para receber e servir no conforto do seu lar!

Próximas campanhas