Achille Castiglioni

Achille Castiglioni

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAchille Castiglioni

Um dos grandes nomes do design do século XX, o italiano Achille Castiglioni acredita que um bom desenvolvimento requer observação. Seus resultados, inspirados em seu cotidiano e das ponderações feitas em seu dia a dia, são um misto de função e beleza com uma pequena dose de humor. Várias peças de Achille Castiglioni encontram-se em museus do mundo todo: só no MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York, são 14 peças assinadas pelo designer.

Sendo um visionário pela sua forma de criar a partir de suas observações cotidianas, Achille Castiglioni recebeu nove vezes o Compasso d’Oro, com a explicação dos jurados de merecer esse prêmio “por haver elevado, por meio de sua insubstituível experiência, o design aos valores mais altos da cultura”. Confira no Westwing um pouco mais sobre a vida e obra de Achille Castiglioni e inspire-se em seus ideais.

Vida de Achille Castiglioni

Nascido em 1918 na Itália, Achille Castiglioni é considerado um dos maiores designer do século XX. Com o mantra de que “o bom design requer observação”, Achille Castiglioni criou peças que se tornaram ícones do design mundial. Ao lado de seu irmão, Pier Giacomo, até 1968, Achille Castiglioni trabalhou em conjunto para observar e criar a partir de suas novas descobertas. As peças de Achille Castiglioni alcançaram um nível alto de facilitação de muitas atividades diárias a partir de seus designs. Esse foi o caso da criação de uma colher de maionese chamada Sleek e um banquinho chamado de Sela.

Obra de Archille Castiglioni

A obra de Archille Castiglioni tem como objetivo ser funcional, sem deixar a estética de lado. Conheça suas principais criações:

Arco Lamp: Criada em 1962, a luminária Arco, que se tornou a peça mais conhecida de Achille Castiglioni. Ela foi inspirada nos postes de rua das cidades italianas a partir da observação de que fixadas no chão, as luminárias de rua têm uma forma que permite que a luz alcance distâncias mais longas.

Assento Primate: A forma desta cadeira é difícil de entender sem uma pequena explicação, pois à primeira vista, parece uma cadeira com o encosto virado, mas que na verdade, esse encosto é o próprio assento e o que parece ser o assento é um suporte para os joelhos e pernas. Esta cadeira foi criada por Achille Castiglioni inspirada no modo em que as pessoas se sentam no oriente: ajoelhadas, a fim de criar um maior conforto.

Assento Sela: Pensado com um banco para se ter no corredor ao lado do telefone, o assento Sela era composto por três elementos simples: uma base semiesférica, um tubo de aço e um assento de bicicleta. Devido à sua base arredondada, era um assento de equilíbrio dinâmico, criado para ser usado em curtos períodos.

Luminária Taraxacum 88: Achille Castiglioni criou esta luminária a fim de substituir os clássicos lustres. Com design extremamente moderno e inovador, a Taraxacum 88 valoriza a fonte luminosa, que são as lâmpadas, ao invés dos lustres comuns, que valorizam a estrutura.

Colher Sleek: Criada para servir de brinde, a colher de maionese Sleek teve seu design pensada para facilitar a retirada do produto dos vidros quando só sobra alguns pouquinhos de maionese grudados nas laterais do pote.

Próximas campanhas