Acabamentos de Parede

Acabamentos de Parede

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAcabamentos de Parede

A construção ou reforma da casa está quase pronta: piso no lugar, paredes e teto pintados, móveis comprados. Então, o que mais poderia faltar? Confira antes se você possui todos os acabamentos de parede necessários para completar a sua renovação, como sancas, rodapés, faixas, guarnições, entre outros.

Os acabamentos de parede são pequenas tiras de diferentes materiais que servem para dar finalização ao visual dos espaços, sob a forma de rodapés, perfis, faixas de acabamento e sanca de gesso. Esses pequenos elementos são de extrema importância na composição dos ambientes e, por isso, aqui você encontra mais informações sobre cada um deles. Confira as dicas do Westwing para enfeitar ainda mais a sua casa!

Acabamentos de Parede: Rodapé

O rodapé é um dos acabamentos de parede mais essenciais na colocação de pisos e revestimentos em qualquer ambiente. Além de criar uma continuidade visual e fornecer acabamento estético, este acabamento de parede protege a parede da entrada de sujeira, acúmulo de mofo e, até mesmo, da presença de insetos.

Os acabamentos de parede como o rodapé normalmente normalmente são colocados em face da instalação de pisos de madeira ou laminados. Você pode escolher a cor de acordo com a tonalidade da madeira. Os rodapés podem acompanhar o material do piso ou vir em versões em MDF e PVC. No entanto, eles não estão restritos somente em corresponder ao material do revestimento. Em uma casa com piso de madeira é possível, por exemplo, colocar rodapés de granito. Esse tipo de pedra, especialmente em cores mais escuras, traz charme e um toque de luxo ao espaço.

Acabamentos de Parede

Entretanto, para além de sua função estética, estes acabamentos de parede são extremamente utilitários quando o assunto é organização. Você pode aproveitar os rodapés da casa para esconder fios de telefone, cabos de rede e extensões, visto que alguns modelos já vêm com um entalhe interno que permite o discreto armazenamento desses objetos.

Acabamentos de Parede: Guarnição

Guarnições, também chamadas de alizar, são acabamentos de parede externa e interna que servem para complementar a instalação de portas e janelas, compondo a entrada da casa e a divisão dos ambientes.

A guarnição decorativa normalmente acompanha o mesmo material e cor das portas e janelas. Podendo ser de madeira, metal ou customizada em pedra, recomenda-se sempre que a guarnição siga o estilo decorativo da porta ou que ao menos dialogue criativamente com o mesmo. O acabamento destes elementos pode ser em verniz, laca, tinta acrílica ou pedra polida.

Acabamento de Parede em Gesso

Uma parede de gesso pode contar com dois tipos de acabamento de parede com gesso e pode ser feita em pasta (gesso mais água), também chamada de gesso liso, ou em argamassa (gesso + calcário em pó + cal e outros produtos químicos). O acabamento de parede com gesso mais utilizado e vantajoso em termos de custos é o gesso liso.

Para que o acabamento de parede com gesso fique perfeito e sem falhas, alguns pontos são cruciais. Confira, a seguir, o que deve ser evitado e o que não pode faltar no acabamento de parede com gesso:

  • Evite o uso de blocos com superfície muito lisa e que tenham absorção de água muito baixa;
  • Utilizar gessos de finura elevada, densidade aparente entre 0,7 e 1 e que tenham, no mínimo, 60% de gesso calcinado na composição;
  • Verifique a resistência à tração do gesso (entre 7 e 35 kgf/cm2) e à compressão (entre 50e 150 kgf/cm2);
  • Antes de colocar o acabamento de parede com gesso, mantenha o local da obra livre de sujeiras e corpos estranhos para evitar falhas pré e pós-aplicação do revestimento;
  • Na hora de aplicar o acabamento de parede com gesso, verifique com atenção o fator água/gesso, já que sua falta ou excesso podem prejudicar a pega e o endurecimento da pasta.

Acabamentos de Parede em Sanca

Dentre os acabamentos de parede está a sanca, uma espécie de moldura para teto em gesso que pode assumir formatos diferenciados e, até mesmo, incluir uma iluminação embutida.

A sanca é essencialmente um item de decoração que pode conferir a um ambiente um ar mais clássico e romântico, quanto moderno e arrojado. Existem dois tipos predominantes desses acabamentos de parede: a sanca aberta, na qual um vão de gesso permite a inclusão de spots e outras lâmpadas, e a sanca fechada, feita com placas de gesso inteiriças. Além do gesso tradicional, existe materiais em poliestireno, que são particularmente resistentes. A sanca pode ser facilmente instalada com a ajuda de um gesseiro e pintada na cor branca ou outra tonalidade de sua preferência.

Acabamento de Paredes Internas

Papel de parede, texturas, tijolo, tecido, madeira, vidro, pedras… os tipos de acabamento de paredes internas são muitos e o mercado dispõe de revestimentos cada vez mais duráveis e aprimorados, além de mais leves e de fácil aplicação. Na hora de escolher o melhor acabamento de paredes internas é importante pensar nas suas preferências e no toque que você pretende dar ao cômodo, que pode ser mais aconchegante, mais moderno, rústico, clean, etc.

Tendências para Acabamento de Paredes Internas

Atualmente, a tendência quando o assunto é acabamento de paredes internas são os materiais naturais ou provenientes do artesanato, que dão um ar nobre e rústico ao ambiente, relembrando a natureza. Os tecidos também são muito requisitados como acabamento de paredes internas, pois têm baixo custo, são fáceis de instalar e versáteis, conferindo um ar totalmente novo a um cômodo. Você pode, inclusive, combinar almofadas com o acabamento de paredes internas feito de tecido. Um charme!

As pedras naturais são muito duráveis e dão mais requinte a um ambiente, além de poderem ser usadas tanto em ambientes internos quanto no revestimento de parede externa. Já os tijolos em versões aparentes trazem de volta o período colonial, dando um toque rústico ao cômodo. Por último, os adesivos também são opções em alta para o acabamento de paredes internas, pois são customizáveis e fáceis de instalar.

Acabamento de Paredes Internas na Cozinha

A cozinha é um dos cômodos mais importantes de uma casa e, por isso, precisa estar sempre em ordem. Para garantir que ela fique bonita, funcional e limpa, vale a pena pesquisar tipos de revestimento para cozinha que não retenham gordura, tais como pastilha, vinil, cerâmica, porcelana, etc. Com um pouco de criatividade e bom gosto você deixa sua cozinha linda e muito prática!

Faixas de Acabamento

Em cômodos como o banheiro e a cozinha, além de áreas externas como jardins, piscinas e churrasqueiras, muitas vezes opta-se pela utilização de azulejos e revestimentos cerâmicos. Muito práticos pela facilidade de manutenção e durabilidade, estes acabamentos de paredes interiores e externas podem ganhar ainda mais beleza quando associados a acabamentos de parede como as faixas.

Com desenhos interessantes que podem dialogar com o tipo de ambiente ou design mais clean, as faixas de acabamento são uma ótima opção para quem quer dar um toque a mais às paredes.

Portanto, consulte as opções de acabamentos de parede disponíveis e verifique qual se encaixa melhor no seu projeto de construção ou reforma. Com certeza existe o modelo certo para suas necessidades!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas