Acabamento de Parede com Gesso

O gesso é um excelente aliado para embelezar um cômodo. Seja aplicado em formato de sanca, na composição de móveis, como um closet, ou até na parede, esse material exala refinamento e beleza e, por isso, o acabamento de parede com gesso tem sido cada vez mais utilizado em projetos de decoração. A colocação do gesso em um cômodo traz muita economia de material e tempo e o resultado é muito satisfatório.

Acabamento de Parede com Gesso | westwing.com.br

Antes de investir no acabamento de parede com gesso é preciso tomar alguns cuidados, como verificar a ausência de umidades e instalar rodapés maiores para evitar que as paredes sejam molhadas. O acabamento de parede com gesso oferece uma vasta gama de possibilidades e certamente deixará sua casa ainda mais linda. O Westwing adora gesso e, por isso, te mostra as melhores dicas de acabamento de parede com gesso. Acompanhe!

Compre agora com até 70% off:

Acabamento de parede com gesso: o sarrafamento

Um tipo bastante comum de acabamento de parede com gesso é por meio do sarrafamento, no qual são utilizadas faixas mestras que permitem a composição de uma superfície mais rigorosa e plana, já que, nesse tipo de acabamento de parede com gesso, o gesso é sarrafeado com réguas de alumínio que cortam o excesso de pasta, oferecendo uma garantia melhor de alinhamento e padronizando o ambiente. Uma dica importante é tomar cuidado para que o a espessura do acabamento de parede com gesso não ultrapasse os 5 mm, pois, caso isso aconteça, podem ocorrer trincas no gesso.

Os tipos de acabamento em gesso

Uma parede de gesso pode contar com dois tipos de acabamento de parede com gesso e pode ser feita em pasta (gesso mais água), também chamada de gesso liso, ou em argamassa (gesso + calcário em pó + cal e outros produtos químicos). O acabamento de parede com gesso mais utilizado e vantajoso em termos de custos é o gesso liso.

Dicas para o acabamento de parede com gesso

Para que o acabamento de parede com gesso fique perfeito e sem falhas, alguns pontos são cruciais. Confira, a seguir, o que deve ser evitado e o que não pode faltar no acabamento de parede com gesso:

  • Evite o uso de blocos com superfície muito lisa e que tenham absorção de água muito baixa;
  • Utilizar gessos de finura elevada, densidade aparente entre 0,7 e 1 e que tenham, no mínimo, 60% de gesso calcinado na composição;
  • Verifique a resistência à tração do gesso (entre 7 e 35 kgf/cm2) e à compressão (entre 50e 150 kgf/cm2);
  • Antes de colocar o acabamento de parede com gesso, mantenha o local da obra livre de sujeiras e corpos estranhos para evitar falhas pré e pós-aplicação do revestimento;
  • Na hora de aplicar o acabamento de parede com gesso, verifique com atenção o fator água/gesso, já que sua falta ou excesso podem prejudicar a pega e o endurecimento da pasta.

Contar com um acabamento de parede com gesso é uma mostra de bom gosto e delicadeza, já que esse recurso embeleza qualquer ambiente e o deixa muito mais elegante. Seguindo as nossas dicas e acompanhando o estilo adotado no cômodo é possível criar um lindo acabamento de parede com gesso!