Abajur Vitoriano

Abajur Vitoriano

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAbajur Vitoriano

Uma decoração só é completa com acessórios que a tornam única e personalizada. Para isso, vale usar a criatividade misturar diversos estilos com objetos ao mesmo tempo decorativos e funcionais. O abajur vitoriano é um exemplo típico de acessório que faz a diferença na decoração ao trazer a vertente vintage para o conforto do lar, sem demandar muito esforço, sendo as suas peças naturalmente sofisticadas. 

Um abajur vitoriano é uma peça rara, já que assim eram chamados os móveis característicos do reinado da Rainha Vitória, da Inglaterra. No entanto, com um pouco de persistência, é possível encontrar peças muito semelhantes àquelas, mesmo aqui no Brasil. Além disso, o design contemporâneo resgata os artigos vintage e, hoje, é possível encontrar abajures com inspiração vitoriana novinhos. Que tal iluminar com um toque vintage? Conheça mais sobre esse charmoso acessório com as dicas do Westwing!

Decoração Vitoriana: Clássico e Vintage

Pode um objeto ser, ao mesmo tempo, clássico e vintage? Claro que sim! O vintage é, na verdade, a reutilização de móveis antigos na decoração moderna ou contemporânea e, nesse quesito, objetos clássicos como o abajur vitoriano são exemplos perfeitos. Com traços curvos, detalhes femininos, contas e muito requinte, o abajur vitoriano é a representação de uma época de luxo e tradição na Inglaterra e pode estar na sua mesa lateral ou criado-mudo.

O abajur vitoriano é assim chamado por ter sido o estilo presente durante o longo reinado da Rainha Vitória, no Reino Unido, embora em alguns países da Europa seja conhecido como Estilo Românico. Os acessórios decorativos como o abajur vitoriano, assim como os móveis da época, apresentavam características singulares que os tornaram reconhecíveis e que muito se assemelhavam ao vestuário da época, tais quais curvas sinuosas, tecidos encorpados e bordados artesanais.

Abajur Vitoriano: como Combinar

Combinar uma peça vintage na decoração não é tarefa simples. Em alguns casos, a peça pode parecer excessiva caso o restante da decoração não esteja preparado para recebê-la. O abajur vitoriano é um exemplo de acessório que chama a atenção por seu design característico.

O abajur vitoriano possui uma base dourada e, muitas vezes, é adornado de contas, bordados e cúpula em tecido que oscila entre o branco, perolado ou bege. Para harmonizar o abajur vitoriano no décor, invista em móveis pessados, clássicos e com detalhes do tipo metalassê ou capitonê. Papéis de parede com florais ou arabescos também caem muito bem com o estilo vitoriano, assim como têxteis em veludo, tafetá e seda. Objetos dourados, como castiçais, molduras e lustres de cristal com lâmpada quente, complementam essa ambientação.

Importante ressaltar que o uso de todos esses elementos juntos é recomendado apenas para quem deseja uma releitura vitoriana completa. Do contrário, apenas um ou dois deles são suficientes para que o abajur vitoriano seja bem incorporado ao espaço. Vale usar a criatividade e explorar contrastes inusitados que valorizem seu abajur vitoriano e o potencial vintage no décor. Inspire-se!

 

Próximas campanhas