Abajur Retrô

Abajur Retrô

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAbajur Retrô

Ter peças que contam uma historia na decoração de sua casa faz uma enorme diferença no ambiente, acrescentando textura e beleza. O abajur retrô faz exatamente isto, além de ser um artigo funcional ideal para os fãs de leitura ou, simplesmente, de uma boa iluminação no ambiente. O abajur retrô combina com vários estilos de decoração e pode ser colocado no quarto, sala de estar ou escritório, dependendo de sua necessidade.

O abajur retrô é ideal para te ajudar na hora dos estudos, do trabalho, da leitura ou, simplesmente, para criar uma iluminação agradável e intimista no espaço, que não agrida a visão e nem a force demais. Com o abajur retrô você leva o charme do passado para a dentro de sua casa, saiba como fazer isso aqui no Westwing e confira todos os detalhas desta elemento decorativo fundamental em seu lar. Para garantir mais conforto, requinte e funcionalidade!

Estilos Diversos

O abajur retrô não possui apenas um estilo característico, mas vários, sendo que geralmente suas formas e materiais utilizados na fabricação dependem da época em que ele foi inspirado. Existem modelos de abajur retrô mais sérios e mais descontraídos, leves e pesados, grandes e pequenos, a sua escolha deve levar em consideração as necessidades e o estilo de seu cômodo, bem como o seu gosto pessoal.

O estilo abajur retrô pode remeter deste o início do século vinte até por volta dos anos 60. Quanto mais recente for o período de inspiração, mas leve e descontraída costuma ser a peça. Veja alguns exemplos.

  • Primeira metade do século 20: são modelos de abajur reto bem pesados, com a base fabricada em ferro, com detalhes em porcelana ou vidro, e a cúpula geralmente em tecido ou metal e pedaços de vidro formando lindos mosaicos. São pecas bem rebuscadas e detalhadas em temas tipicamente art decô.
  • Anos 50: a base destes modelos de abajur retrô passa a ser de madeira, pintada ou apenas envernizada, ou de metal (só que desta vez em formas bem mais simples, com pouco ou nenhum rebuscamento). A cúpula de tecido é a mais popular e pode ser encontrada em tons neutros, pasteis ou com estampas poa e floral.
  • Anos 60: o abajur retrô que remete a esta década é muito mais colorido, contando com cúpula de tecido com estampas diversas, da geométrica a psicodélica, em cores bem fortes. Modelos totalmente em metal em formas futuristas também são comuns.

Decorando com o Abajur Retrô

O abajur retrô pode ser dividido em dois tipos, o de mesa e o de chão. O de mesa é ideal para escrivaninhas e cômodas, ou seja locais onde há um suporte maior para o trabalho. Já o abajur de chão é excelente do lado de poltronas e cadeiras de leitura e repouso.

O abajur retrô se encaixa perfeitamente próximo as principais áreas de leitura, estudo ou trabalho de sua casa. Na sala ele fica ótimo próximo a assentos sobre mesas de canto. Já o abajur para quarto é ideal sobre o criado mudo, cômodas e outros móveis baixos.

Tenha um abajur retrô em sua casa e dê um toque de refinamento ao ambiente!

Próximas campanhas