Abajur Pequeno

Abajur Pequeno

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAbajur Pequeno

Decorar inclui muitas etapas da composição e, quando o assunto é aconchego, a iluminação deve ter um dos principais pontos a considerar. Para que um cômodo seja confortável visualmente, é necessário pensar em pontos de luz estratégicos para iluminar de formas diferentes conforme nossa necessidade. Um abajur pequeno, por exemplo, é uma peça-chave para ser colocada sobre um criado-mudo ou em qualquer outra área do lar que necessite de um foco de luz.

Derivada do francês, a palavra abajur significa algo como “diminuir a luz”. Ele recebe esse nome porque sua função é, justamente, fornecer iluminação direta, porém com menor intensidade que um pendente ou lustre, entre outros elementos de iluminação. Superfícies pequenas exigem acessórios pequenos e, nesse quesito, o abajur pequeno é indispensável. Saiba como decorar com esse ponto de luz complementar com algumas dicas pontuais que o Westwing selecionou para você. Confira!

Abajur na Decoração

O abajur foi inventado justamente em tamanho pequeno para substituir velas que eram deixadas ao lado da cama como iluminação direta. Com o tempo, os abajures foram se tornando cada vez mais modernos e cheios de estilo e, com isso, vieram modelos de variados tamanhos.

O abajur pequeno continua, no entanto, sendo uma peça muito versátil para uso em qualquer cômodo e sobre qualquer superfície, já que exige pouco espaço e mostra utilidade na maioria dos espaços, principalmente quartos e salas de estar.

Em quartos, o abajur pequeno é tradicionalmente colocado sobre o criado-mudo. Porém, esse posicionamento não é regra e o abajur pequeno pode aparecer sobre a escrivaninha, para iluminação complementar nas horas de estudo, sobre uma penteadeira ou sobre a mesa lateral.

Já em salas de estar, um abajur pequeno é perfeito para ser colocado sobre mesinhas de canto ou laterais que costumam carecer de objetos decorativos. Se bem escolhido, o abajur pequeno pode vir se transformar em um elemento notável da decoração da sala de estar.

Com o abajur pequeno, o resultado é um ambiente mais confortável, aconchegante e, dependendo do modelo escolhido, o espaço pode tornar-se até mesmo mais sofisticado. Que tal aprender a escolher o modelo que mais combina com a sua casa?

Dicas para Escolher um Abajur Pequeno

Ao decidir-se por um abajur pequeno, outros quesitos importantes devem ser ponderados antes de comprar o primeiro modelo encantador, como a certeza de que o item irá harmonizar com o restante do estilo da decoração. Um modelo de abajur muito clássico, por exemplo, com detalhes vitorianos, pode não ser a melhor opção para uma decoração moderna.

Uma decoração moderna, por sua vez, permite que o abajur pequeno seja colorido e inclusive receba acabamentos fora do comum. Modelos de acrílico, com cúpula estampada ou até mesmo flocada são ousados e combinam com ambientes de visual despojado. 

Já um quarto rústico pede um modelo de abajur pequeno delicado como essa estética. Peças em cerâmica, pintadas à mão e com cúpula em cor clara são perfeitas.  Há muitas maneiras de escolher o abajur para seu cômodo.

Use a criatividade vá testando diferentes combinações de cores e estilos até chegar ao contraste que mais combina com sua personalidade e estilo de decorar. Inspire-se!

Próximas campanhas